CS:GO | Team Liquid e FalleN: um experimento frustrante para todos

Pedro Pereira
3 min readFeb 1, 2022
Elenco da Team Liquid em 2021: Stewie2K, NAF-FLY, FalleN, Grim e EliGE — Imagem: HLTV/Reprodução

Todo apreciador do cenário competitivo de CS:GO é capaz de identificar que a junção do vitorioso núcleo da Team Liquid com o veterano Gabriel “FalleN” foi extremamente abaixo do previsto. De antemão, era esperado que os norte-americanos e o pai do Counter-Strike brasileiro, ao se unirem, retornassem aos seus respectivos auges e dominassem a cena na temporada passada.

Entretanto, com o fim da temporada, foi possível ver que o streamer e ex-jogador Alexandre “Gaules” não se enganou ao definir a formação da Cavalaria de 2021 como “o maior desperdício da história do CS”.

No papel, uma equipe formada pelos experientes Jake “Stewie2K”, Jonathan “EliGE” e Keith “NAF-FLY”, como também pelo jovem rifler Michael “Grim”, e encabeçada por FalleN, não tinha como dar errado. Ao mesmo tempo que o Verdadeiro precisava encontrar novos ares depois de passar por tantos perrengues ao longo de sua carreira, a Team Liquid estava carente de um AWPer e in-game leader desde a aposentadoria de Nick “nitr0”, em 2020. No fim das contas, todas as peças do quebra-cabeça pareciam ter se encaixado.

Porém, era apenas uma ilusão. Tornou-se evidente que não adianta ter todas as peças do quebra-cabeça se não souber como encaixá-las.

Já com outros projetos em mente, a equipe jogou campeonatos no fim da temporada sem nem treinar — Imagem: HLTV/Reprodução

Independentemente de estarem jogando e treinando juntos a seis meses ou seis anos, o time era formado pelos maiores jogadores do continente norte-americano sob a liderança de um dos maiores atletas do esporte eletrônico brasileiro. Isso era — e continua sendo — um fato. Mesmo que a equipe tivesse mantido a consistência e chegado, ao menos, nos playoffs de cada competição que participou, ainda não seria o suficiente para o “brasileirinho” fanático. O torcedor, principalmente brasileiro, não aceita nada menos que o troféu.

Contudo, seria incoerente não afirmar que vencer um campeonato tier S no CS:GO nos dias atuais é praticamente impossível. Por exemplo, de acordo com a Liquipedia, apenas quatro equipes foram capazes de chegar ao topo do pódio nos maiores campeonatos do mundo em 2021, sendo elas: a eletrizante Heroic, uma vez; a Vitality do talentoso Mathieu “ZywOo”, também uma vez; a surpreendente Gambit, três vezes; e a nova proprietária do cenário mundial Natus Vincere, sete vezes.

De qualquer forma, para a Team Liquid faltou tempo e paciência. Tanto dos torcedores, quanto dos jogadores.

A constante dúvida sobre quem deveria comandar o elenco dentro do servidor, entre Stewie e FalleN; as diversas informações internas expostas desnecessariamente pelos jogadores ao público em entrevistas e redes sociais; as “tiltadas” de certos membros da equipe em momentos importantes de partidas. Todas as situações foram apenas alguns dos problemas que envolviam a line-up.

No fim, o cenário nunca saberá o que realmente acontecia no dia a dia da Cavalaria de 2021. Para os torcedores do Verdadeiro, que recentemente criou o Last Dance, de Stewie, que se juntou à Evil Geniuses, de Grim, que se juntou à Complexity, e da dupla NAF e EliGE, que encabeçam um novo elenco na Team Liquid, basta continuar acompanhando os jogadores e torcer para que retornem ao seus bons momentos.

--

--