CS:GO | FURIA Esports estima uma merecida vaga no topo do mundo para 2022

Pedro Pereira
2 min readJan 31, 2022
Parte do atual elenco de CS:GO da FURIA na pré-estreia do documentário da equipe — Imagem: Reprodução/FURIA

Mesmo que consolidada como a melhor equipe brasileira do mundo há alguns anos, o sentimento de ainda “precisar se provar” acompanha a FURIA Esports desde sua ascensão mundial em 2019. Embora já tenham marcado presença nos playoffs de grandes torneios, nunca conseguiram se manter no topo de maneira consistente.

Em 2021, atingiram novos patamares, como o status de Legends no PGL Major Stockholm 2021. Porém, era notório que o elenco da FURIA precisava de alguma alteração para conseguir dar o próximo passo ao topo. Dessa forma, a comissão técnica da organização tomou a decisão de colocar Vinicius “VINI”, o “carregador de piano”, no banco de reservas. Decisão considerada controversa por diversos torcedores.

Para muitos, a peça que realmente deveria ser trocada era André “drop”. Não necessariamente por culpa do novato, mas sim pelas recentes boas performances do “Tubarão Linguiça”.

Nas últimas temporadas, a evolução de VINI foi uma das maiores chaves para o sucesso da FURIA no cenário mundial. Se tornando conhecido mundialmente por seu desempenho no mapa Inferno, chegou a ser considerado pelo head coach Nicholas “guerri” como o jogador que “mais mostrou progresso durante a temporada”, em 2020.

Entretanto, a decisão final foi substituir o suporte por uma “nova” estrela do cenário brasileiro.

Rafael “saffee” foi “convocado” para jogar na FURIA em 2022 — Imagem: Reprodução/FURIA

Para ocupar a vaga de VINI, os Panteras acertaram a contratação de Rafael “saffee”, que representava a paiN desde 2020 e passou a ser reconhecido mundialmente por suas performances ao longo de 2021.

A fim de restabelecer a fórmula que encontraram quando Henrique “HEN1” ainda fazia parte da escalação, resolveram trocar um jovem rifler “faz-tudo” por um AWPer de ofício em ascensão. Com 1.27 de rating 2.0, o exímio sniper e seu estilo “seguro” de jogar tem tudo para causar o equilíbrio perfeito no esquadrão liderado por um capitão com o estilo tão acelerado como o de Andrei “arT”.

Além disso, apostaram na permanência do inexperiente, porém já muito habilidoso, André “drop” para contribuir na linha de frente com o 18º melhor jogador do mundo (de acordo com a HLTV.org) Kaike “KSCERATO” e o autor da jogada que auxiliou a FURIA a classificar aos playoffs do Major Yuri “yuurih”.

Caso a história se escreva como planejado, a equipe 100% brasileira tem o potencial de, finalmente, impor medo nos melhores do mundo.

--

--